Trainspotters: Source Code, Queen to Play, Le Quattro Volte

Se você já se perguntou o quedia da Marmotapode parecer um suspense, você encontrará sua resposta emCódigo fonte.É a rápida e complicada história de Colter Stevens (Jake Gyllenhaal), um soldado americano no Afeganistão que de alguma forma fica acordando repetidamente no mesmo trem de Chicago sentado em frente à mesma mulher simpática, Christina Warren, interpretada pelo reconfortanteMichelle Monaghan.Se isso não for estranho o suficiente, cada vez que Stevens tem apenas oito minutos para impedir o trem de voar alto. E se isso ainda não for estranho o suficiente, há uma cientista, Colleen Goodwin, interpretada pela inquietanteVera Farmiga,que o manda de volta toda vez que ele e seus companheiros de viagem fazem ka-boom.

Implacavelmente compassado e admiravelmente breve - você entra e sai em 90 minutos -Código fonteconstrói um final que é bobo e um pouco desconcertante. No entanto, é difícil reclamar de qualquer filme que oferece o roteiro perfeitamente calibrado de ** Ben Ripley '** e uma direção tão rígida deDuncan Jones,quem é (como tenho certeza que ele está cansado de ouvir) filho deDavid Bowie.Embora este seja apenas seu segundo longa-metragem, Jones já tem um estilo limpo e confiante e uma mão segura com os atores - este é o melhor desempenho de Gyllenhaal desdeBrokeback Mountain.E como ele mostrou em sua estreia premiada,Lua,Jones tem mais em mente do que apenas ação. Ele está claramente fascinado pelas crises existenciais de personagens presos na terra do nada, entre a vida e a morte, a ilusão e a realidade. Não sei se isso revela algo importante sobre ser filho de uma estrela do rock - pense em todas aquelas horas passadas em quartos de hotel, ou sendo questionado sobre o pai de alguém - mas os dois filmes de Jones são sobre homens condenados a repetir ações repetidas vezes em condições insanamente claustrofóbicas.

Resumidamente: Em ** Caroline Bottaro ’** sRainha para jogar, Sandrine Bonnaireestrela como Hélène, uma faxineira da Córsega que descobre um novo senso de identidade - sim, é outra história de empoderamento - quando ela desenvolve uma paixão pelo xadrez. Ela ensinou o jogo por um de seus clientes, Dr. Kröger, um americano rude jogado porKevin Klineque, infelizmente, é menos memorável por se aventurar no papel em francês do que por sua coleção de maneirismos mal-humorados e sorrisos do mundo inteiro. Embora grande parte da ação pareça muito familiar, ela se desenrola como a versão de xadrez deVamos dançar?—O filme é levado por mais uma atuação brilhante de Bonnaire que, nos 28 anos desde sua estreia reveladora como uma adolescente sexualmente livre emAos nossos amores,tem sido tão consistentemente excelente quanto qualquer atriz trabalhando em qualquer lugar. Quer Hélène esteja lutando com Kröger, tentando reacender o ardor de seu marido ou revelando uma nova segurança ao ponderar sobre uma jogada de xadrez, Bonnaire é sempre natural, atraente e formidavelmente vivo.

Ainda assim, a virada de estrela mais surpreendente que vi este ano chega emAs quatro vezes,um filme tão deliberado quantoCódigo fonteé rápido. Situado dentro e ao redor de uma pequena vila da Calábria ao sul de Nápoles, ** Michelangelo Frammartino '** é uma exploração adorável, quase sem palavras, da passagem do tempo, do poder da paisagem e da relação entre o homem e a natureza. Embora o filme seja estruturado de maneira muito organizada, devotado demais aos ritmos de um mundo pré-moderno, ele contém maravilhas genuínas. Nenhum é mais maravilhoso do que a longa sequência não editada com um cão pastor de cabras que, sem o benefício de CGI, se torna um tour de force de atuação canina. SeDaniel Day-Lewisvoltou como um cachorro, ele não poderia fazer isso melhor.