Se você já se perguntou o que dia da Marmota pode parecer um thriller, você encontrará sua resposta em Código fonte. É a história rápida e complicada de Colter Stevens ( Jake Gyllenhaal ), um soldado americano no Afeganistão que de alguma forma fica acordando várias vezes no mesmo trem de Chicago, sentado em frente à mesma mulher simpática, Christina Warren, interpretada pelo reconfortante Michelle Monaghan. Se isso não for estranho o suficiente, cada vez que Stevens tem apenas oito minutos para impedir o trem de voar alto. E se isso ainda não for estranho o suficiente, há uma cientista, Colleen Goodwin, interpretada pelo inquietante Vera Farmiga, que o manda de volta toda vez que ele e seus companheiros de viagem fazem ka-boom.

horóscopos de hoje para aquários

Implacavelmente compassado e admiravelmente breve - você entra e sai em 90 minutos - Código fonte constrói um final que é bobo e um pouco desconcertante. No entanto, é difícil reclamar de qualquer filme que oferece o roteiro perfeitamente calibrado de ** Ben Ripley '** e uma direção tão rígida de Duncan Jones, quem é (como tenho certeza que ele está cansado de ouvir) o filho de David Bowie. Embora este seja apenas seu segundo longa-metragem, Jones já tem um estilo limpo e confiante e uma mão segura com os atores - esta é a melhor atuação de Gyllenhaal desde Brokeback Mountain. E como ele mostrou em sua estreia premiada, Lua, Jones tem mais em mente do que apenas ação. Ele está claramente fascinado pelas crises existenciais de personagens presos na terra do nada, entre a vida e a morte, a ilusão e a realidade. Não sei se isso revela algo importante sobre ser filho de uma estrela do rock - pense em todas aquelas horas passadas em quartos de hotel, ou sendo questionado sobre o pai de alguém - mas os dois filmes de Jones são sobre homens condenados a repetir ações repetidas durante a captura em condições insanamente claustrofóbicas.

Resumidamente: Em ** Caroline Bottaro ’** s Rainha para jogar, Sandrine Bonnaire estrela como Hélène, uma arrumadeira da Córsega que descobre um novo senso de identidade - sim, é outra história de empoderamento - quando ela desenvolve uma paixão pelo xadrez. Ela ensinou o jogo por um de seus clientes, Dr. Kröger, um americano rude jogado por Kevin Kline que, infelizmente, é menos memorável por se aventurar no papel em francês do que por sua coleção de maneirismos mal-humorados e sorrisos do mundo inteiro. Embora grande parte da ação pareça muito familiar, ela se desdobra como a versão de xadrez de Vamos dançar? —O filme é conduzido por mais uma atuação brilhante de Bonnaire que, nos 28 anos desde sua estreia reveladora como uma adolescente sexualmente livre em Aos nossos amores, tem sido tão consistentemente excelente quanto qualquer atriz trabalhando em qualquer lugar. Quer Hélène esteja lutando com Kröger, tentando reacender o ardor de seu marido ou revelando uma nova segurança ao ponderar uma jogada de xadrez, Bonnaire é sempre natural, atraente e formidavelmente vivo.

Ainda assim, a virada de estrela mais surpreendente que eu vi este ano chega em As quatro vezes, um filme tão deliberado quanto Código fonte é rápido. Situado dentro e ao redor de uma pequena vila da Calábria ao sul de Nápoles, ** Michelangelo Frammartino '** é uma exploração adorável, quase sem palavras, da passagem do tempo, o poder da paisagem e a relação entre o homem e a natureza. Embora o filme seja estruturado de maneira muito organizada e devotado aos ritmos de um mundo pré-moderno, ele contém maravilhas genuínas. Nenhum é mais maravilhoso do que a longa sequência não editada com um cão pastor de cabras que, sem o benefício de CGI, se torna um tour de force da atuação canina. Se Daniel Day-Lewis voltou como um cachorro, ele não poderia fazer isso melhor.