The Shed 101: Tudo o que você precisa saber sobre a enorme nova instituição cultural de Nova York em Hudson Yards

Você pode ter ouvido falar o suficiente sobre Hudson Yards para durar o resto do ano (ou vários anos), mas por toda a comoção em torno do mega playground de Nova York para o um por cento, ainda é meio, bem, difícil encontrar a entrada para o Shed, o centro de artes de US $ 475 milhões na interseção do Highline e o empreendimento dourado. Descendo um quarteirão modesto, com uma fachada aparentemente modesta, o saguão parece uma galeria minimalista despojada de seu conteúdo - toda extensão de cinza ardósia e concreto polido, algumas estantes de livros muito bem curadas instaladas por McNally Jackson animando um canto. Mas suba para o segundo nível e entre no McCourt de 17.000 pés quadrados e você começará a ver do que se trata.

Conteúdo do Instagram

Ver no Instagram

Semelhante a um hangar de avião em suas dimensões, o McCourt é um espaço de desempenho multifacetado que pode acomodar até 1.250 pessoas sentadas ou 2.000 em pé - e esse alcance é o ponto. Sua característica mais distintiva é que ele pode expandir e contrair, com camadas aninhadas umas nas outras, como uma espécie de carapaça de tatu industrial. (As peças desenrolam-se sobre rodas gigantes.) Na prévia para a imprensa desta semana, o diretor artístico do Shed, Alex Poots, fez questão de enfatizar que o edifício é construído a partir de DNA mutável e que a filosofia se reflete tanto em sua planta física quanto em seu programação. Esta semana vai abrir com a trilha sonora da América, uma 'árvore genealógica' da música de artistas negros composta de uma série de concertos organizados pelo cineasta Steve McQueen em que cinco promissores - pessoas como Eryn Allen Kane, Kelsey Lu e Moses Sumney - aparecerão todas as noites, com cada apresentação integrando a influência musical de épocas anteriores. No mês que vem, terá um concerto teatral (esgotado) elaborado de Björk, dirigido pela diretora argentina Lucrecia Martel. Diretor Boots Riley (Desculpe incomodá-lo) interromperá essa execução para fazer uma palestra de apenas uma noite.

Então, como surgiu esse paraíso de alta cultura com vários hifenatos?

Há muita intenção filosófica em torno da abertura do galpão, mas, na prática, é o resultado improvável de um esforço fracassado para trazer as Olimpíadas para a cidade de Nova York e, em particular, para construir um estádio de futebol no antigo deserto abandonado a oeste da Penn Station. O ex-prefeito Michael Bloomberg desempenhou um grande papel na obtenção de fundos para o galpão, garantindo uma contribuição de US $ 75 milhões da cidade e doando uma quantia equivalente de seu fundo pessoal (um esforço devidamente anotado no prédio principal, que leva o nome dele). Até o momento, a organização arrecadou $ 529 milhões de sua meta de campanha de $ 550 de capital. Isso é meio bilhão antes mesmo de abrir, se você está contando.

E quem juntou as peças?

O edifício foi projetado por Diller Scofidio + Renfro e Rockwell Group. Na prévia para a imprensa no início desta semana, Elizabeth Diller descreveu ser inspirada pela arquitetura industrial e apontou a grade que pode ser percorrida a pé que fica acima do maciço McCourt. “Vejo o edifício como uma‘ arquitetura de infraestrutura ’, todo músculo, sem gordura”, disse ela em um comunicado à imprensa, “e responsivo às necessidades em constante mudança dos artistas em um futuro que não podemos prever”.

Tudo isso parece muito sofisticado.

Não necessariamente! Custa apenas US $ 10 para entrar no galpão, que dará acesso a qualquer exposição que esteja em exibição naquele dia. E será gratuito para ver o trabalho “Open Call” que foi produzido por 52 artistas emergentes da cidade de Nova York. Esses 52 artistas e coletivos, aliás, foram escolhidos entre 900 inscrições, e cada um recebeu apoio e financiamento ao longo do desenvolvimento dos projetos, que vão desde “um álbum de canções em oposição à cultura anti-queer na cultura caribenha ”Para“ uma fonte interna de grande escala ”que irá“ utilizar modos de protesto coletivo ”.

A imagem pode conter Calçado Sapato Vestuário Pessoa Humana Pessoas Elissa Downie Wood Skin and Derrick Byars

Participantes da Chamada Aberta

SCOTT RUDD

Então, como vejo o shell em ação? Eu quero ver aqueles rolos gigantes rolando!

O prédio só abrirá e fechará algumas vezes por ano, e essas ocasiões serão anunciadas nas redes sociais da organização. Se você está procurando por um impacto monumental absoluto, no entanto, o navio está a poucos passos do exterior do galpão. Foi chamada de 'escada treliçada em forma de cesto de lixo de US $ 200 milhões para lugar nenhum', pelos críticos, mas na manhã ensolarada que visitei, multidões faziam fila para pular seus muitos níveis. O tempo dirá se o afeto ou o ressentimento se tornarão seu cartão de visita principal.

Conteúdo do Instagram

Ver no Instagram

Haverá alguma exposição direta? Algum lugar para simplesmente ir ver as fotos na parede?

Um pouco difícil de dizer, mas provavelmente não. Estamos, no entanto, muito ansiosos pelo que está sendo anunciado como a primeira mostra individual da “rainha da land art” Agnes Denes, que em 1982 plantou dois hectares de trigo em um terreno vazio no que se tornaria Battery Park City. (Pense nela como uma espécie de arquiteta paisagista proto-Highline, casando o vazio urbano com a vegetação selvagem.) “Estou explodindo de ideias porque o tempo é curto”, disse o artista octogenário em uma entrevista coletiva no ano passado. “Criatividade e inovação são a resposta em um mundo conturbado para balançar o pêndulo. Seja criativo. Nunca pare. Criatividade é esperança. ”

A imagem pode conter Pessoa Humana Planta Edifício Urbano Winnie Holzman Cidade Comida Legumes e produtos agrícolas

Agnes Denes