Entrando em cena na Bienal de Veneza 2017

• A imagem pode conter Água Ao Ar Livre Edifício Arquitetura Cidade Cidade Urbana Centro da cidade Natureza e Canal
  • Esta imagem pode conter Pisos de Pessoa Humana, Piso de Madeira, Design de Interiores Interior de Sala e Sala de Estar
  • A imagem pode conter Calçados Roupas Sapatos Vestuário Pessoa Humana e Olli Immonen

Do cabelo verde-garrafa de Margherita Missoni tingido para combinar com as águas turvas do Grande Canal, às sandálias de pele esmeralda que Miuccia Prada usava para almoçar em sua fundação, a moda estava em exibição pródiga, espirituosa e às vezes nervosa durante as prévias de Veneza Bienal na semana passada. Como os Medicis modernos, as casas de design - em particular a Prada e a Kering (proprietários da Gucci, Balenciaga, Alexander McQueen e muitas outras) - tornaram-se patrocinadores extravagantes e nobres de artistas cujos trabalhos compraram palazzi para expor. Enquanto a Sra. Prada presidia sorridente, Ca 'Corner della Regina, sobre a abertura de “The Boat is Leaking. The Captain Lied. ”(O título foi tirado da letra de Leonard Cohen), o curador da fundação Germano Celant explicou que na verdade foi mais econômico comprar a grande propriedade histórica do que alugar espaços temporários para seus shows.

Os convidados comeram uma refeição requintada servida com prata antiga e lençóis vintage em mesas e divãs e, através de várias portas, exploraram o ambiente criado pelo veterano cineasta político e autor Alexander Kluge, o artista em meio de carreira Thomas Demand e a célebre cenógrafa Anna Viebrock . O trabalho desses três alemães reuniu perfeitamente filme, fotografia e design para evocar memória, desestabilização e uma sensação assustadora de catástrofe - tudo reforçado pelo cenário aquático.

Navios afundando e espíritos ascendentes também foram o tema de 'Tesouros do Naufrágio do Inacreditável', de Damien Hirst, sua grande revelação de um show - mantido em segredo durante quase 10 anos de trabalho - na Fundação François Pinault em Palazzo Grassi e Punta della Dogana . A essa altura, há muitos spoilers, mas basta dizer que o artista teve a extraordinária fortuna de supostamente descobrir um naufrágio de 2.000 anos repleto de espólios incrustados de cracas, corais e joias acumulados por um escravo libertado. A coleção recuperada incluiu ícones culturais enciclopédicos, de deuses gregos a Buda, Plutão da Disney e Transformers da Hasbro, resultando em uma série de exposições deslumbrantes e bombásticas no melhor sentido da palavra. Para comemorar, François-Henri Pinault e sua esposa, Salma Hayek Pinault, cumprimentaram os convidados na sublime Fundação Cini na ilha de San Giorgio Maggiore, a poucos passos - ou curta viagem de táxi aquático - de San Marco. Dignitários europeus e estrelas de cinema foram presenteados com pratos cheios de ostras e vinho servidos por sommeliers medalhados em dois belos pátios. Sem nunca esquecer um detalhe, os Pinaults cobriram todas as cadeiras com uma manta de lã branca recortada contra o clima incerto de Veneza.

A caça ao tesouro é o objetivo da Bienal, e nenhuma visita pode revelar todas as suas surpresas. No show premiado da artista performática Anne Imhof, 'Faust', no Pavilhão Alemão, um elenco de dançarinos pálidos e de aparência niilista que poderiam ter saído de uma pose de campanha da Calvin Klein dos anos 90 e ameaçado uns aos outros sob o vidro elevado do edifício andar em uma recriação do submundo, completo com cães uivantes. Mark Bradford, da América, permitiu que suas pinturas inchassem e se contorcessem das paredes em formas esculturais densas e viscerais em sua exposição 'Amanhã é outro dia'. Valeu a pena a caminhada até o final do Arsenal de Veneza (a antiga fábrica de cordas super longa que abriga uma parte da exposição principal com curadoria), a artista maori da Nova Zelândia Lisa Reihana apresentouEmissários, um filme hipnotizante no qual os performers revivem os primeiros encontros entre colonialistas e nativos. Suas ações se desenrolam contra um pano de fundo panorâmico de beleza utópica atravessado por incidentes de crueldade e astúcia militares.

Outras joias imperdíveis entre os projetos colaterais e externos incluem 'Philip Guston and the Poets', da Gallerie dell'Accademia, e um passeio pelo palácio do ex-maestro da moda Mariano Fortuny, onde o colecionador e designer belga Axel Vervoordt instalou o último de uma série de intervenções. Descobrir obras em escala modesta de De Kooning, Twombly e Jean Arp no salão, bem como “cadáveres requintados” dos surrealistas e seu círculo, é uma emoção genuína. No Palácio Ducal, duas pinturas recentemente restauradas e incrivelmente detalhadas e um painel de quatro partes de Hieronymus Bosch trazem um contraponto de aproximadamente 500 anos à massa de arte contemporânea em exibição.

Outra exposição pequena, mas bem formada, é “The Campi” de Melissa McGill. O artista radicado em Nova York, que viveu por um tempo em Veneza, criou uma pequena edição de caixas de mogno nas formas irregulares de três dos 'quadrados' da cidade (Campos), escolhido por fazer parte da vida cotidiana dos venezianos, e não por ser pontos turísticos. Como minúsculos pianos de cauda, ​​as caixas se abrem para produzir os sons e vozes gravados de cada espaço, lançados como pássaros no ar - o repositório perfeito para as memórias deste destino infinitamente fascinante.