Série A

Gaetano Castrovilli: Pensou em desistir, mas o filho deu-lhe força. Sonha com o regresso a Florença e procura um clube que acredite nele.

2 de outubro de 2026Carlos Mendoza6 мин

Gaetano Castrovilli, com quase 150 jogos pela Fiorentina e atualmente sem clube, partilha a sua jornada. As lesões sucessivas o levaram a considerar o fim da carreira, mas o nascimento do seu filho, Brando, devolveu-lhe a força para continuar. O jogador falou à FirenzeViola sobre as suas feridas, a vontade de se sentir novamente importante e o seu eterno carinho por Florença.

Castrovilli mantém um forte vínculo com Florença: "Sim, claro. Quero viver aqui com a minha família quando parar de jogar, espero o mais tarde possível. Sinto que ainda tenho muitos anos de carreira pela frente."

A paternidade mudou a sua vida para melhor: "Tanto e para melhor. Para mim e para a minha esposa Rachele. Quando não se é pai, podemos imaginar certas emoções, mas tê-lo à nossa frente é outra coisa. Ele também me ajudou muito no futebol: depois das lesões, pensei mais de uma vez em desistir, porque quando uma se segue à outra, o impacto mental é grande. Ele deu-me uma força incrível. Tatuei a mão dele sobre o meu joelho."

Sobre a sua situação atual, Castrovilli explica: "Em Cesena fiquei parado dois meses por um problema muscular, depois voltei nos últimos quatro ou cinco jogos. No verão, fizeram-me promessas que não cumpriram: fiz uma escolha errada, mas acontece. Agora tenho uma nova agência, a BS Group, e estou confiante em encontrar rapidamente uma equipa. Muitos colegas e ex-diretores escreveram-me, a perguntar como era possível eu ainda estar parado. O carinho deles dá-me força: tenho 29 anos e acho que ainda tenho muito para dar."

A vontade de recomeçar vem também do que as lesões o impediram de alcançar. No entanto, Castrovilli prefere focar-se no presente: "Não quero mais olhar para o passado. Tenho de parar de me dizer que sou o Castrovilli de antes: aquele era jovem e despreocupado, hoje sou mais maduro. Tenho de reencontrar a leveza que as lesões e as dificuldades mentais me tiraram. Agora sou uma aposta para todos, e cabe-me a mim decidir o meu futuro."

Houve momentos em que esteve perto de desistir: "A última vez foi em Cesena. O joelho, o meu maior problema, estava bem há um ano e meio, depois veio aquela lesão muscular. Disse para mim mesmo: basta, não aguento mais. Sei que há coisas piores na vida, mas para mim o futebol é a vida e pensar em não estar num campo com a bola faz-me sentir mal. Depois olho para a minha família, o meu filho que, quando vemos um jogo, diz: 'Pai, estádio!'. É um golpe no coração, mas dá-me uma força incrível. Recomeço por mim e também por ele."

O jogador ainda pensa na lesão contra o Venezia em Florença, em abril de 2022: "Muitas vezes, mas dói e tento concentrar-me no presente. Acontece-me sobretudo quando vejo a Fiorentina, que continuo a acompanhar sempre. A sociedade e os adeptos deram-me muito, ficaram no meu coração. Espero ter deixado algo: quando as pessoas me param e dizem que as fiz divertir, fico feliz. Gostaria de voltar a fazê-los divertir e a divertir-me também, reencontrando a despreocupação que tinha com a camisola viola."

Francesco Flachi também o incentivou recentemente: "Encontrá-lo no centro da cidade foi um grande prazer. Ele disse-me que tem muita estima por mim, que lamentou as minhas lesões, mas que posso sempre recomeçar."

O significado de Florença na sua vida é profundo: "Um sentimento tão forte que ainda tenho dificuldade em descrever. Aqui conheci a minha esposa, nasceu o meu filho e conheci pessoas importantíssimas, incluindo o meu melhor amigo. A Fiorentina fez-me crescer como jogador e como homem. Nunca teria saído: algumas situações levaram-me a deixar Florença, mas não foi uma questão de dinheiro, como alguns disseram. Para mim, a paixão vem em primeiro lugar. Teria ficado aqui a vida toda."

Um regresso à Fiorentina permanece um desejo: "Gostaria de poder cumprimentar estes adeptos novamente como deve ser. Na cidade, muitos dizem-me: 'Anda lá, volta!', e eu respondo sempre: 'Quem me dera!'. Florença é Florença e na vida nunca se sabe. No entanto, tenho de olhar para a realidade: hoje sou uma aposta e tenho de voltar a fazer falar de Castrovilli. Assim que tiver uma oportunidade, darei tudo o que tenho, com a minha família e amigos ao meu lado."

Sobre a atual Fiorentina, ele elogia: "Gosto muito do Fagioli: adoro jogadores que veem o jogo e mantêm a cabeça erguida. O Atta também tem muita qualidade, apesar de não ter começado muito bem, e o Mastantuono tem qualidades imensas. Quando se muda muito, é preciso tempo, mas nos últimos jogos já se viu uma recuperação. Desejo que a Fiorentina volte onde merece, pela sociedade que investe tanto e pelos adeptos. Deles guardo uma recordação belíssima: penso no jogo contra a Juventus em Florença, quando todos se levantaram em pé por mim."

Prepara-se para a próxima oportunidade com dedicação: "Treino todos os dias, exceto aos domingos, entre campo e ginásio. Há quatro meses comecei um programa com um preparador em Espanha que me ajudou a recuperar uma boa condição: há muito tempo que não via as minhas pernas tão tonificadas e definidas. Comecei também recentemente a treinar no campo com o Figline, a quem agradeço a disponibilidade. Quero estar pronto quando chegar uma oportunidade."

Na sua nova aventura, ele procura: "Não me fecho a nada: Itália ou estrangeiro, Serie B ou A. Preciso acima de tudo de alguém que ainda acredite em mim e me dê a oportunidade de me mostrar. Sofri muito mentalmente, mas agora sinto-me muito bem. Depois, a bola estará do meu lado."

A falta de ouvir o estádio inteiro a gritar o seu nome é grande: "Muito, muito, muito. Dá-te emoções que não sei explicar. Pensar nisso dói, mas mal posso esperar para ouvir o meu nome outra vez e voltar a festejar."

Ao seu filho Brando, Castrovilli gostaria de ensinar: "A não desistir, a ter determinação e a enfrentar as coisas com leveza. Gostaria que ele crescesse com o nosso amor e com valores como humildade e sinceridade. Acima de tudo, gostaria que ele tivesse a despreocupação de quando jogávamos na rua, com as árvores ou os caixotes a delimitar o campo. Uma criança tem de se divertir, sem ouvir constantemente o que fazer. Em algumas escolas de futebol já vejo a tática à frente de tudo: para mim, devem vir primeiro a alegria e a fantasia."

O futebol que sente mais seu inspira-se em exemplos como os jogadores espanhóis: "Sim. Se tenho de escolher um exemplo, penso nos jogadores da Espanha: olhas para eles e divertes-te, porque eles também se divertem e não têm medo de arriscar uma jogada. Eles erram, pedem a bola novamente e tentam de novo. É isto que gostaria que fosse mostrado às crianças."

Ele expressa o desejo de voltar a vê-lo em campo, talvez um dia novamente com a camisola viola: "Quem me dera, eu também o desejo. Quero cumprimentar todos os adeptos viola e desejar-lhes muita sorte."