Não é outra bio-peça: o público ficou com o inesperado na abertura de Hillary e Clinton

• Esta imagem pode conter Laurie Metcalf Human Person Club Night Club and Night Life
  • A imagem pode conter Acessórios para Gravata Acessório Pessoa Humana Casaco Roupa Sobretudo Vestuário Bebidas e Bebidas
  • A imagem pode conter Zachary Quinto Pessoa Humana Night Life Clothing Vestuário Multidão Tina Fey e Pub

Quinta à noite,Hillary e Clintonabriu para um público de primeira linha no John Golden Theatre. Embora o casal político que está no centro do último trabalho de Lucas Hnath esteja tecnicamente presente no palco, o dramaturgo quer deixar uma coisa muito clara:Hillary e Clintonénãouma bio-peça.

“Não foi um esforço conseguir a verdadeira Hillary”, disse Hnath. “Estou usando ela e sua campanha como um trampolim para pensar sobre algumas questões maiores sobre o que significa estar preso em uma casa de diversões de aparências.”

Passando inteiramente em um quarto de hotel vários dias antes das primárias de New Hampshire de 2008, a peça se passa em um universo alternativo no qual a aspirante à presidência Hillary Clinton está lutando para reverter sua campanha de afundamento enquanto tenta decidir se mantém suas armas ou conceder a corrida nas primárias e aceitar a oferta de Barack Obama para ser seu companheiro de chapa. Em um ato de desespero, Hillary recorre a seu marido, Bill, para ajudá-lo a tentar recontextualizar sua campanha apenas para ter as duas bundas; é uma peça que atua como uma história revisionista cômica e um drama conjugal taciturno.

Estrelado por Laurie Metcalf e John Lithgow (ambos vencedores do Tony por duas vezes), a peça faz um movimento ousado para não ter nenhum dos atores personificando Hillary ou Bill, mas, em vez disso, fazer suas próprias interpretações do casal. Funciona lindamente, transformando um conceito potencialmente excêntrico em um comentário mordaz sobre como a cultura americana contemporânea se concentra mais em como um candidato presidencial os faz sentir, em vez de ouvir o que eles têm a dizer.

“Hoje em dia, a política consome as pessoas mais do que nunca. É basicamente uma série de streaming da Netflix em que as pessoas ficam completamente viciadas dia após dia, mesmo que fiquem chocadas ”, disse Lithgow. “É semelhante à minha experiência emA coroa, onde as pessoas são obcecadas pela família real porque nunca poderão conhecê-la, então você inventa uma ficção sobre ela e é automaticamente emocionante. ”

A fantasia da peça foi certamente emocionante para a multidão presente, que incluiu Glenn Close, Zachary Quinto, Andrew Rannells e Andy Cohen na lista de convidados. Após a apresentação, que viu Metcalf receber uma ovação de pé bem merecida, a multidão dirigiu-se ao centro da cidade para a after-party no Bowery Hotel, onde coquetéis exclusivos (The Hillary: Tito's e limonada) e discurso político fluíam em igual medida.

Mesmo sendo a mulher da noite (e, na verdade, todas as outras noites), Metcalf sempre foi notoriamente tímida com a imprensa a ponto de ser até difícil localizá-la em sua própria festa. Sentado em uma mesa longe do enxame de participantes, Metcalf manteve-se discreto enquanto conversava educadamente com os vários admiradores que corriam para parabenizá-la por mais uma apresentação nocaute.

O público basicamente cresceu com Metcalf nas últimas três décadas, independentemente de você tê-la encontrado pela primeira vez enquanto assistiaRoseannereprises ou chorando por sua vez indicada ao OscarLady Bird(#JusticeForMarion). Mas o palco é onde Metcalf está realmente no auge de suas habilidades, de sua vez em que venceu o TonyTrês Mulheres Altasno ano passado e presumivelmente por meio de seu reavivamento de 2020 deQuem tem medo de Virginia Woolf?Não é exagero dizer que Metcalf é um dos, senãoa, maiores atrizes vivas e queHillary e Clintondá a ela a chance de entregar outra de suas performances mais vividas.

“A personagem de Hillary na peça não sabe o que a aguarda nos próximos 10 anos, mas o público sabe, e eu acho isso realmente atraente. Bill tem uma frase na peça onde diz: ‘As pessoas não votam com seus cérebros, nunca não é emocional’, e acho que é inevitável ”, disse Metcalf quando a peguei para um bate-papo rápido no corredor do hotel. “Acho que seria difícil pensar em como e quando mudaríamos isso, porque muito de quem você se sente atraído é visceral. Especialmente quando você está vendo alguém não pessoalmente, mas na tela da TV. ”