Em um recente sábado ensolarado, eu me vi chorando baixinho na linha de peixes defumados na Zabar's na 80th Street com a Broadway. Sim, parecia uma cena excluída de um filme de Nicole Holofcener, e não, acho que ninguém percebeu - óculos escuros e máscaras são ótimos para chorar em público - mas não pude evitar; era o segundo dia de Rosh Hashanah, o Ano Novo Judaico, e os robustos borbulhas do Upper West Side estavam ao meu redor, batendo no balcão com as mãos enluvadas de plástico e perguntando sobre o novo bebê do cortador de peixes antes de arengar com ele sobre um corte excessivamente fino de salmão defumado.

Eu cresci no Upper West Side, um maideleh entre essas mesmas bolhas, temendo todas as obrigações judias às quais minha família me arrastou; dificilmente éramos observadores, mas mesmo o seder ocasional da Páscoa ou o dia da sinagoga era suficiente para causar medo em meu coração. (Lembro-me vividamente de minha mãe me forçando a usar um vestido de veludo verde escuro que mais parecia um tapete, apenas para aparecer no bar mitzvah de um amigo e ver que todas as outras garotas de 12 anos estavam vestidas como uma mini Paris Hilton.)

Tive mais contato com minhas raízes judaicas na faculdade, quando comecei a frequentar as celebrações do campus e conhecer judeus - judeus queer, judeus de cor, judeus que não concordavam com o apoio dos EUA a Israel - que não se encaixavam o molde. Hoje em dia, encher meu apartamento de amigos e enchê-los de frango, chalá, tzimmes e todas as outras iguarias judaicas tradicionais é uma das minhas tradições favoritas de Rosh Hashaná; graças à pandemia, no entanto, não foi possível este ano, e enquanto eu estava em Zabar's, cercado pelas imagens e cheiros da minha infância, percebi o quanto estava contando com esse senso de comunidade.

como ligar uma mulher capricórnio

Obviamente, não poder comemorar os feriados judaicos da maneira que gostaria de fazer não é nada comparado à imensa quantidade de sofrimento que COVID-19 causou ao redor do mundo, mas de certa forma, eu não acho que realmente tenha processado os desafios que a pandemia apresentava até o ano novo judaico. Eu tinha feito o namoro Zoom, o cozimento do pão, os eventuais locais distantes e todos os outros mecanismos de enfrentamento socialmente aceitáveis, mas Rosh Hashanah foi o primeiro feriado que observei que tive que passar sem o familiar mishpocha de amigos e familiares ao meu redor, gritando, contando piadas, olhando criticamente para minha franja e geralmente enchendo o quarto de luz.

Como não podia dar uma festa, fiz a segunda melhor coisa: comprei uma quantidade heróica de comida no Zabar's, peguei a solitária viagem de trem de volta para meu apartamento, voltei para casa e coloquei meu Uggs - um emblema da Princesa Judaica Americana cultura da qual nunca fui capaz de desistir - e aluguei Você tem correio, me perdendo nas reviravoltas da trama dos anos 90 enquanto meus colegas de quarto entravam e saíam da sala de estar (porque, como um milenar do Brooklyn, você nunca está realmente sozinho).

Para devotar Você tem correio Uma amiga minha disse que eu tinha escolhido 'o filme mais cristão da história' para a minha festa solitária de Rosh Hashanah, e ela não estava errada - entre o tema pesado de Natal e a transa loira alegre de Meg Ryan, o filme certamente inclina os gentios . No entanto, eu sustento que qualquer filme que Nora Ephron escreveu, dirigiu, produziu ou esteve de alguma forma envolvida é inerentemente um texto judaico no mesmo nível de Chaim Potok.

No momento em que Tom Hanks e Meg estavam se abraçando alegremente no Riverside Park, eu tinha consumido meia garrafa de vinho tinto e meia bolsa de rugelach de chocolate Zabar e senti o tipo de saciedade doce e sonolenta que associava caminhando penosamente os 10 quarteirões para casa quando era criança após o fim do jejum de amigos da família no Yom Kippur ou me transportando para casa para o meu dormitório após uma celebração da Páscoa na casa Hillel do meu campus universitário.

Acontece que não precisei de casa cheia ou de uma refeição de seis pratos para marcar o início do Ano Novo Judaico; tudo que eu precisava era um senso de comunhão comigo mesmo (e um bom nosh não doeu). Agora é quase Yom Kippur, o dia em que os judeus jejuam para se arrepender e praticar o perdão, e depois quebrar o jejum com uma refeição completa; Espero comemorar na segunda-feira ao pôr do sol no parque com alguns bons amigos. Se isso não funcionar, porém, eu sei onde estarei: no sofá, com um bagel devidamente schmeared na minha mão - pesado no salmão defumado e endro, leve nas alcaparras e tomate - e Quando Harry Conheceu Sally… na TV na minha frente.