London Calling: do início dos anos 1980

Em sua coluna de terça-feira sobre tudo que é estiloso e britânico,Sarah Mowercongratula-se com o ressurgimento da New Wave /Blitz-uma moda que está ganhando peso nas ruas de Londres.

Bem quando você pensava que já tinha ouvido tudo sobre punk - rápido como um flash, uma segunda onda de estilo de rua retrô já está mexendo nas antenas aqui em Londres. Desta vez, é sobre tudo o que pulsava em clubes, revistas e, claro, o foco da moda da Faculdade de Arte e Design Central Saint Martins no início dos anos oitenta. Essa foi a continuação elegante e pretensiosa da hostilidade cuspida dos Sex Pistols, mas tão subversivamente dedicada à autoexpressão independente e ao sagrado princípio da moda britânica de fazer você mesmo.

A era deu início a uma onda de talentos que agora povoa os escalões superiores da moda ou continua a influenciá-los:Stephen Jones, John Galliano,Leigh Bowery, ePat McGrath;cineastasJohn MayburyeBaillie Walsh,coreógrafa e dançarinaMichael Clark,eDJ Jeremy Healy. Katharine Hamnett, Rifat Ozbek,e surgiu o Body Map.Vivienne Westwoodcolocar sutiãs por cima de suéteres e lançar o minicrini; o adolescenteNaomi campbellcaminhou pela primeira vez. Paula Yates (mãe de Pixie e Peaches Geldof) deu uma risadinha sobre o fenômeno da TVO tubo,eMenino George, Diamante,Spandau Ballet, Human League,Annie Lennox, George Michael,e um zilhão de grupos musicais aqui-hoje-se-amanhã surgiram. (Confira no YouTube - é um corte de cabelo por minuto).

A imagem pode conter roupas e rosto de pessoas humanas

Foto: (sentido horário a partir do canto superior esquerdo) Cortesia da ACC Editions; Princesa Julia modelando peruca Maria Antonieta por Stephen Jones, © Pete Moss / Cortesia de ACC Editions; Bodymap, A / W 1984, Gato no chapéu faz barulho com um peixe techno, © Monica Curtin / Courtes

Dois lembretes estão trazendo tudo isso de volta: a publicação desta semana de um livro sobreBlitzrevista,Como visto em Blitz: Moldando o estilo dos anos 80(Clubes de Colecionadores de Antiguidades), por seu editor de modaIain R. Webbe notícias de uma exposição da V&A, “Club to Catwalk: London Fashion in the 1980s”, com estreia em 10 de julho. ** O prefácio de Katie Grand ao livro de Webb é um testemunho de quão profundo havia um poço - e ainda é - para estilistas e crianças da moda desenharem. “Sempre quis ser estilista porque colecionei Blitz”, escreve Grand. “Era tudo sobre moda e clubes. Gostei das análises de fim de ano. . . meia-calça listrada, um minicrini Westwood, um chicote descolorido, suspensórios, Dr. Martens. Eu sou a única pessoa que tem suas cópias deBlitzvinculado?'

A imagem pode conter Vestuário Vestuário Pessoa Humana Calçado Calçado Casaco Valeria Mazza e Feminino

Foto: (da esquerda) Phil Oh (2); Retts Wood

Deixando as palestras históricas de lado, porém, vejo um estranho paralelo do estilo dos anos oitenta crescendo entre os bebês preocupados com a moda nas ruas de Londres neste verão. Exatamente por que isso acontece é um daqueles mistérios insondáveis ​​da sincronicidade, porque como alguém nascido depois de 1990 pode ter alguma pista sobre esses tempos desconhecidos e pré-relatados pela Internet? No entanto, os adolescentes e os jovens de vinte e poucos anos estão todos lá fora, vestindo saias esportivas e tops de corte largo da Topshop e Asos (que me lembram o Body Map), vestindo camisetas com letras ousadas (que me lembram Katharine Hamnett), andando por aí na Dra. Martens (que não mudou), e andando desleixada em macacão jeans vintage, assim como o grupo feminino Bananarama. Enquanto isso, nenhuma garota pode sair de casa sem escurecer as sobrancelhas neste verão, o que era mais recentemente uma exigência de beleza do início dos anos 80, embora, reconheço,Cara Delevingnepode ter muito a ver com isso. E - ainda por cima - a tendência de meninas com tendências de gênero que se vestem como meninos / meninos que se vestem como meninas está de volta (e defendidas rapidamente porJ.W. Andersonna pista de Londres). Talvez seja um eco da situação econômica e política dos anos 80 - os jovens pegando as roupas mais baratas e divertidas para usar em um momento pessimista. Parte disso pode ser a liberdade autoexpressiva de uma geração crescendo em uma sociedade onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo está quase fechado. Não me pergunte. Mas devo dizer que adoro a aparência.

Cara Delevingne

Fotografado por Taylor Jewell