IV edição dos "Prémios Mérito e Prática Desportiva" da Fundação Campo Açores

Comunicação do Eng. André Cabral sobre o Eng. Dionisio Leite, carismático ex-presidente do Santa Clara, a partir deste ano patrono dos pémios destinados à categoria de Benjamins e Infantis

(...)

"

"Nesta que é a 4ª edição dos prémios Mérito e Prática Desportiva, organizados pela Fundação Campo Açores, faz-se história. Almejando um objetivo definido desde a primeira hora em que os prémios foram instituídos, aos mesmos fica associado uma figura de vulto, de inegável consenso e acima de tudo um homem de causas.

Porque o objetivo primordial da Fundação Campo Açores é preservar o património do Clube Desportivo Santa Clara, hoje, aqui, fazemos reconhecer aquele que é um património humano e de imensurável prestígio do universo Santa Clara, o Sr. Eng. Dionísio Leite.

Chegou a presidente do clube muito jovem, nos conturbados anos de 1974/75 e durante mais de trinta anos, não de forma consecutiva é certo, marcou a história do clube estando associado a inúmeros títulos e a momentos de grande valorização patrimonial do clube, destacando-se, a título de exemplo a aquisição da sede e a aquisição do terreno e construção da primeira fase do “Complexo Desportivo”, estando também em momentos da vida do Santa Clara onde a sua visão, o seu profícuo trabalho e, permita-me, a sua "irracionavelmente" saudável paixão clubística, permitiram que hoje o Santa Clara seja o clube que é. Dessa paixão, muitos como eu, se incluem, e reconhecem como sua a responsabilidade pela glória alcançada por este clube, ao mais alto nível do futebol português, que a outros sempre foi reconhecida e atribuída.

Este não é, certamente o momento da justa e merecida homenagem que lhe é devida, mas como congregador de gerações que é, procuramos demonstrar aos jovens que hoje recebem este prémio com o seu nome, a importância e prestígio que o mesmo significa.

Conforme já referido, chegou muito jovem à presidência do Santa Clara e hoje, tenho a comprovada convicção de que é também uma inspiração para quem, com juventude semelhante, enfrenta os maiores desafios para recuperar o clube que, à custa de muitas e sentidas lágrimas, chegou até hoje, deixando de ser apenas um clube de bairro. Respeitando esse passado e essa luta, as energias são reforçadas no caminho traçado para o futuro!

É pois, uma honra enorme, te-lo aqui a prestigiar esses prémios com o seu nome, que premeiam o mérito na formação e na prática desportiva. A Fundação Campo Açores está reconhecida por isso.

Por último, permita-me a ousadia de, em meu nome pessoal, fazer-lhe um agradecimento especial por tudo o que fez pelo Santa Clara e acima de tudo pelo exemplo, o exemplo de demonstrar que a paixão por um clube é desprendida, é genuína e é muitas vezes incompreendida, mas só com ela se conseguem escrever as grandiosas páginas de ouro de um clube, como o senhor fez com o Clube Desportivo Santa Clara!

Por tudo isso, muito obrigado Sr. Eng. Dionisio Leite.

Obrigado pela atenção que me dispensaram"

André do Canto Cabral