Universo Santa ClaraPedaços de História

PEDAÇOS DE HISTÓRIA

1927 - III (e, finalmente, temos o Clube Desportivo Santa Clara: o terceiro Santa Clara a inscrever-se na Associação de Futebol).

14/12/2016 | 13:09

Visível que era a fragilidade patenteada pelo Santa Clara em consequência das vicicitudes porque tinha passado, agravando-se estas com cisões que, além dos dirigentes, já incluíam também os jogadores, um grupo de distintos cidadãos de Ponta Delgada colocou em marcha um plano (que anos depois, em concreto a partir de 1931, se haveria de mostrar completamente bem sucedido): constituir um Santa Clara competentemente organizado e desportivamente valioso; agregar as facções desavindas e, também (mas subtilmente), criar condições para derrubar da Direcção da Associação de Futebol o consistente núcleo de “Velhos Republicanos” que a controlava. Com estes propósitos a 12 de Maio de 1927 foi nomeada uma Direcção Interina que, entre o mais, se comprometeu a apresentar rapidamente uma proposta de Estatutos, encarregando o Dr. Lúcio Agnelo Camimiro da sua elaboração; a 21 de Junho de 1927, em Assembleia Geral presidida pelo Tenente João Joaquim Vicente Jr, estes Estatutos foram discutidos e aprovados. Cerca de um mes depois, a 29 de Julho de 1927, o Governo Civil de Ponta Delgada atribuía o alvará ao Clube Desportivo Santa Clara.

A 5 de Agosto de 1927 foi eleita a primeira Direcção do CDSC: Capitão Reis Rebelo (Presidente), Tenente João Vicente Jr (Vice Presidente), Humberto Pacheco Botelho (1º Secretário), Álvaro Pimenta dos Santos (2º Secretário), José Cardoso (Tesoureiro), Ivo Custódio e Carlos Raposo (Suplentes).

Requerida ainda em Maio de 1927, só a meados de Novembro de 1927 o Santa Clara viu aceite a sua inscrição na Associação de Futebol, com o seu primeiro jogo oficial, tendo o Clube União Micaelense como adversário, acontecido a 20 de Novembro.

É pois assim que, por fim, e após os outros dois “Santa Claras” que lhe precederam na Associação de Futebol, o Clube Desportivo Santa Clara deu inicio ao seu já quase centenário histórial!

Legenda para o conjunto de ilustrações:

1 – Primeira folha dos Estatutos de Fundação do CDSC, aprovados em Assembleia -geral a 21 Junho de 1927, cujo Alvará, obtido do Governo Civil de Ponta Delgada, data de 29 de Julho de 1927.

2 – Cores (em faixas orizontais) e emblema originais do CDSC.

3 – Tenente João Vicente Jr, Presidente da Assembleia-geral Fundacional e, posteriormente, Vice-presidente da primeira Direcção do CDSC.

4 - Capitão Reis Rebelo, primeiro Presidente da Direcção do CDSC, cargo que manteve até Junho de 1935.

5 – Recorte da missiva que tentou a inscrição do CDSC na Associação de Futebol (Maio de 1927), pretenção só conseguida, após várias diligências, em Novembro seguinte.

Loja oficial santa clara