Universo Santa ClaraPedaços de História

PEDAÇOS DE HISTÓRIA

1927 - II (um segundo Santa Clara foi inscrito na Associação de Futebol: o Sport Club Santa Clara).

01/12/2016 | 10:39

Porque era forte o interesse em manter um “Santa Clara” a competir, recorrendo aos dirigentes e jogadores do Santa Clara Foot-ball Club que escaparam às severas punições (nalguns casos de irradiação), a Associação de Futebol, facilitando, permitiu que ainda a tempo de competir durante aquela época, um segundo “Santa Clara”, o Sport Club Santa Clara, fosse rapidamente inscrito.

O interesse da Associação em manter um Santa Clara no seu quadro competitivo era claro e fácil de perceber. Por um lado, e principalmente, mantinha-se acesa a forte participação dos habitantes daquele carismático bairro, garantindo assim muito público e paixão futebolística. Mas também havia o interesse, subliminar, de não perder, na Associação de Futebol, a maioria de tendência “republicano/progresista” que já  começava a ser ameaçada.  O processo de inscrição do Sport Club Santa Clara, ou “Santa Clara Novo” como desde logo ficou conhecido, garantiu, até 1931, cabalmente, o segundo objectivo. Porém a paixão dos santaclarenses pelo futebol e a valia desportiva da equipa representativa de Santa Clara (que com o “Santa Clara Novo” continuou mantendo a sua sede bem no “coração de Santa Clara” e se reforçou com vários jovens atletas) ficaram severamente condicionados pela falta que faziam os jogadores irradiados e, principalmente, por algumas cisões que, qual fruta da época, logo aparecerem e foram bem exploradas.

Legenda para o conjunto de ilustrações:

1, 2 – Frente e verso do ofício de inscrição do Sport Club Santa Clara (20/03/1927), o “Santa Clara Novo”, na Associação de Foot-ball de S. Miguel.

3 – O Dr. Jeremias da Costa, um “velho republicano”, em 1927 já ex-reitor do Liceu de Ponta Delgada, ex- Presidente da Junta Geral (nesta cargo adquiriu o Paço do Barão da Fonte Bela para o transformar na actual “Escola Secundária Antero de Quental”) e ex-Governador Civil de Ponta Delgada), Presidente da Associação de Futebol (assim foi sempre que se mostrou necessário garantir o controle daquela instituição como baluarte dos “velhos republicanos) nas épocas: 1926/27; 1927/28 e 1929/30.

4 – Mapa publicado pelo Açoriano Oriental em 31 de Dezembro de 1927, detalhando a actividade de todos os clubes de futebol ao longo do ano de 1927, entre eles a dos três “Santa Clara”.

Loja oficial santa clara