Anna Karina, a atriz franco-dinamarquesa que apareceu em filmes icônicos do influente movimento francês New Wave, morreu aos 79 anos. Ela morreu no sábado em Paris, relata o New York Times, , e sua causa de morte foi confirmada como câncer por seu agente, Laurent Balandras.

Karina era talvez mais conhecida por seus papéis principais nos filmes de Jean-Luc Godard na década de 1960, quando a New Wave francesa, ou Nouvelle Vague, atingiu seu pico. Karina começou no cinema na adolescência; seu papel de estreia foi em Godard's O pequeno soldado . “[Foi] proibido em Paris; não saía nos cinemas ”, disse Karina clube D em 2016 do filme. “Foi proibido porque falava da guerra da Argélia. Então foi como se eu não tivesse feito nada, de certa forma. ”

Por fim, Karina serviu como musa cinematográfica de Godard, aparecendo em sete de seus filmes, incluindo Alphaville, Bande à Part , e Pierrot le fou . É fácil ver por quê; seu visual mod chique e olhos de corça expressivos eram dignos de uma tela grande, de fato. Karina e Godard se casaram em 1961 (eles se divorciaram em 1965), no mesmo ano em que a ingênua francesa ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival Internacional de Cinema de Berlim pelo filme de Godard, Uma mulher é uma mulher . “Aos poucos, nós [nos tornamos] atraídos um pelo outro”, disse Karina clube D de seu relacionamento com Godard. “Tínhamos algo muito especial do qual você não poderia fugir. Era magnético. ”

Na década de 1970, Karina também trabalhou por trás das câmeras, dirigindo e estrelando em 1973 Viver juntos . Ela também fez carreira como cantora, gravando “Sous Le Soleil Exactement” com o cantor e compositor francês Serge Gainsbourg, entre outras canções.